


Os midis foram usados como playback sem a melodia para apresentações. Partituras foram escritas e inseridas em midis que não tinham melodia.

Várias partituras tiveram a parte rítmica simplificada para facilitar a leitura e o aprendizado todas estão na extensão da flauta-doce soprano, não passando da nota ré da 3ª oitava. Várias das partituras contidas no " Livro de Partituras Populares para Flauta-Doce " Volumes I e II foram extraídas de midis comprados ou pegos na Internet, para serem aplicadas em aulas do Projeto Doce Flauta-Doce/UNIARA – criado e coordenado pelo Maestro Moacyr Carlos Júnior (Corais Araraquarense e UNIARA), o Projeto, que tem o importante apoio da UNIARA, leva música às crianças, principalmente às matriculadas em Escolas Estaduais, procurando suprir a falta dessa importante matéria, que por muito tempo foi esquecida pelos nossos governantes. UNICAMP - Instituto de Artes/ Masters in Composition at the Art Institute of the University of Campinas State 2009."" Among them stand: Claude Debussy, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky, Edgard Varèse, Pierre Schaeffer, Olivier Messiaen, Flo Menezes and Pierre Boulez. To achieve this, we chose composers that in some point made use of harmonic timbre and sound matter as a distinctive element in the compositional process. At the same time we underline how compositional strategies relate by means of pitch manipulation, and their results in timbre and sonority. Among its objectives are: to point out the premisses and strategies that took part in each new harmonic territory, as well as to explore the use of harmonic matrixes as a compositional principle. "This study has the goal of evaluating certain aspects that guided some of the main speculations in harmony in twentieth-century music. Dentre os compositores figuraram: Claude Debussy, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky, Edgard Varèse, Pierre Schaeffer, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Flo Menezes. Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX.
